A serviço dos que não podem falar

>>Buscador<<
>>Visite o novo portal<<
>>Quem Somos<<
>>Fale Conosco<<
>>Como Participar<<
>>Tribuna no Orkut<<
>>Grupo de Discussão<<
>Visite o novo portal<
>>Agenda<<

 Eventos

Adoções
Entidades
Petições on-line
Visite o novo portal
Visite o novo portal
Calendário
>>Direito Animal<<
Visite o novo portal
Adotante Responsável
Envenenar é um crime
Maus tratos são crimes
As leis que protegem os animais
>>Artigos<<
Proteção Animal
Saúde Animal
Meio Ambiente
Vegetarianismo
>>Textos<<
Sobre Cães
Sobre Gatos
>>Visite o novo portal<<
Visite o novo portal
>>Notícias<<
Aconteceu
Nossas lutas
Visite o novo portal
No Brasil e no Mundo
>>Meio Ambiente<<
Sites importantes
>>Animais Silvestres<<
Visite o novo portal
Não compre animais silvestres
>>Curiosidades<<
Visite o novo portal
>>Histórias Reais<<
Leia e apaixone-se
>>Fotos e Cartões<<
Envie para nós a foto de seu animal
Visite o novo portal
>>Sites Amigos<<
Sites de Defesa Animal

 

 

São Carlos ganha prêmio pelo melhor programa de castração

 Programa de castração de cães e gatos fica entre os três melhores do País


Os programas de controle populacional "Castração a Baixo Custo" e "CastraCão e Gato Também!", desenvolvidos e implantados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e do Departamento de Proteção Animal, foi premiado no 1º Congresso Nacional de Saúde Pública Veterinária, realizado de 27 a 30 de novembro, em Guarapari, no Espírito Santo.

O programa de controle populacional concorreu na modalidade de "Experiências Bem-sucedidas" e ficou entre os três melhores do país, conquistando o terceiro lugar. O critério de escolha levou em consideração os programas e iniciativas locais que pudessem ser implantados em outros municípios. As outras duas experiências premiadas foram para uma cidade baiana, no controle da dengue, e para Guarulhos, no controle de roedores.

"Esse prêmio é muito importante porque é o reconhecimento de um trabalho implantado com sucesso que tem apresentado resultados muito positivos no controle populacional de cães e gatos e na redução dos animais abandonados nas ruas. Além disso, São Carlos saiu na frente na questão da identificação eletrônica. Desde junho, os animais esterilizados são chipados, recebem coleiras e plaquetas com identificação e também uma tatuagem na orelha, que identifica visualmente o animal já castrado", destaca Sérgio Dutra, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento.

Essa não é a primeira vez que os programas de castração implantados pela Prefeitura, em parceria com a UIPA e Arca de São Francisco, são reconhecidos nacionalmente. Em outubro, os dois programas foram destaque no 2º Seminário Arca Brasil - Responsabilidade Social e Bem-Estar Animal, realizado em São Paulo. Arca Brasil é uma entidade de proteção animal que oferece subsídios para as demais entidades e também para o poder público, direcionando as políticas de controle populacional e bem-estar animal e reunindo veterinários e formadores de opinião de todo o país.

"Depois disso, já fomos procurados por vários municípios que buscam implantar o programa de controle populacional de animais por meio da castração. Eles querem saber como funciona o convênio com as clínicas, qual a técnica cirúrgica que a gente usa, que é pouco invasiva, já que não leva ponto externo e que possibilita um pós-operatório rápido, e a castração de 40 a 60 animais por dia. Com certeza, depois desse prêmio que acabamos de receber em Guarapari, a procura tende a aumentar ainda mais", explica a diretora do Departamento de Proteção Animal, Renata Grotta.

http://www.cosmo.com.br/cidades/saocarlos/integra.asp?id=131734

Email do prefeito de São Carlos
falecomoprefeito@saocarlos.sp.gov.br

 


              Todos os direitos reservados   © Tribuna Animal 2003/2008

Os artigos, notícias e textos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores